Chamada de Artigos

26/05/2013 10:35

Chamada de Artigos, Volume 1 (2013), Número 1

A Revista Acadêmica de Letras-Português – uox – da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma publicação semestral de trabalhos relacionados às áreas de Letras (Português e Línguas Estrangeiras) e áreas afins. Tem por intuito contemplar produções acadêmicas procedentes da área de conhecimento da linguística ou da literatura, bem como produções artísticas e relatos de experiências acadêmicas. Essa perspectiva indica a realização de um espaço possível para as diferentes vozes que compõem um curso imerso na pluralidade polifônica de sujeitos e olhares acerca do mundo. Desse modo, o nome sugerido  para a Revista ancora-se na epistemologia da palavra uox (originária do latim) no sentido de sugerir um espaço possível para as diferentes vozes que interagem no curso de Português, sejam elas provenientes da licenciatura, do bacharelado e/ou das manifestações artísticas.[1]

Sua proposta editorial é criar um instrumento de divulgação das pesquisas de alunos de graduação, nos campos de conhecimento que envolvem a área de Letras e as áreas afins. Tem por objetivo:

• difundir o conhecimento desenvolvido por alunos de graduação durante  o curso;
  • criar um espaço alternativo  para a publicação de trabalhos, com diferentes enfoques e formatos, realizados por discentes de graduação em Letras e áreas afins da UFSC e de outras universidades brasileiras.

Os textos submetidos à Revista uox, após aprovados em uma análise preliminar da comissão editorial, passarão pela análise de dois pareceristas, sendo reservado um percentual de 30% para publicação de artigos dos graduandos do curso de Letras-Português da UFSC, recomendados pelos professores e que forem aceitos pelos pareceristas. Admite-se também a publicação de artigos de alunos de graduação com seus professores orientadores e/ou pós-graduandos, sendo obrigatório, no entanto, que um dos autores seja um graduando de uma das áreas aqui estabelecidas.

A Revista uox terá a seguinte estrutura:

1. Artigos acadêmicos: entre quatro e cinco mil palavras por artigo, inclusive notas e referências bibliográficas.
  2. Textos de criação, envolvendo contos, poesias, traduções de textos literários, dentre outros textos ficcionais, sem limite de palavras fixado.
  3. Outros textos, como ensaios, resenhas e traduções de textos acadêmico-científicos com, no máximo, cinco mil palavras por texto.

Para o primeiro número do primeiro volume a ser publicado em novembro de 2013, os artigos acadêmicos, os textos de criação e outros textos deverão ser submetidos até 30 de setembro de 2013 pelo endereço eletrônico revistauox@gmail.com

Os textos submetidos receberão confirmação de recepção via e-mail. Os textos aceitos para publicação terão como resposta: aprovado sem restrição; aprovado sob condições, situação na qual se exigirão alterações no prazo de 20 dias; e não aceito. No caso de um parecer ser favorável e outro desfavorável, o texto será submetido a um terceiro parecerista.

Aguardamos a sua contribuição.

Florianópolis, 25 de maio de 2013.

Izabel Christine Seara  (Editora)

[1] Retirado da justificativa, elaborada pela estudante, Izabel Cristina da Rosa Gomes dos Santos, vencedora do Concurso para a escolha do nome da revista acadêmica do Curso de Letras-Português do DLLV, em 01 de outubro de 2012.