Sobre o nome

 

Em 01 de outubro de 2012, o DLLV lançou o Edital n.2/2012 referente ao Concurso para a escolha do nome da revista acadêmica do Curso de Letras-Português do DLLV. A vencedora foi a estudante Izabel Cristina da Rosa Gomes dos Santos, cuja justificativa para o nome proposto, uox – Revista Acadêmica de Letras-Português, assim rezava:

A Revista Acadêmica do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas objetiva contemplar produções acadêmicas procedentes da área de conhecimento da linguística ou da literatura, bem como produções artísticas e relatos de experiências acadêmicas. Essa perspectiva indica a realização de um espaço possível para as diferentes vozes que compõem um curso imerso na pluralidade polifônica de sujeitos e olhares acerca do mundo. Importante pensar, a partir do conceito de polifonia, que somos constituídos por vozes histórico-sociais e, portanto, a proposta da revista configura-se como um suporte textual aberto ao encontro das diferentes vozes, representativas do espaço social e histórico ao qual pertencem. Deste modo, o nome sugerido uox – Revista Acadêmica de Letras-Português ancora-se na epistemologia da palavra uox (originária do latim) no sentido de sugerir um espaço possível para as diferentes vozes que interagem no curso de Português, sejam elas provenientes da licenciatura, do bacharelado e/ou das manifestações artísticas. Nesse sentido, vale lembrar, a partir de Bakhtin que “o discurso permeia diversas expressões em busca de um caminho para seu sentido. Um enunciado faz parte de uma cadeia de outros enunciados, não se produz, portanto, isoladamente”.(KAMITA, 2011, p 38)* Portanto, uox indica a pluralidade, o dialogismo e o respeito que o curso tem por seus sujeitos de direitos. [*KAMITA, Rosana Cássia. Estudos de teoria literária I 7° período. Florianópolis, SC: UFSC, 2011.] 

E no dia 12 de dezembro de 2012, a vencedora do concurso foi premiada, em cerimônia oficial, com um pacote de livros acadêmicos.